BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DA ALADI SOBRE COMÉRCIO E SUPERAÇÃO DE BARREIRAS TÉCNICAS

Publicado em: | Categoria: Notícia de Comércio Exterior

Brasil assume presidência da Comissão Administradora do Acordo do Comércio mediante superação de Barreiras Técnicas da ALADI

Comissão discute normas e regulamentos que impactam o comércio entre os 13 países da América Latina

O anúncio ao público foi realizado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.

O Brasil assume em 2026 a presidência da Comissão Administradora do Acordo do Comércio Mediante Superação de Barreiras Técnicas (AR-8) da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), responsável por discutir normas e regulamentos que podem criar obstáculos ao comércio entre os 13 países que integram o bloco.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), coordenador brasileiro da Comissão, exercerá a presidência. O Chile ocupará a vice-presidência. Ambos os representantes foram eleitos por consenso em reunião realizada em 15 de outubro deste ano.

Criada em 1980, a ALADI é o principal organismo de integração econômica da América Latina. Com sede em Montevidéu, a associação reúne países como Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia e Uruguai, e tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, reduzir barreiras comerciais e harmonizar normas técnicas.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou o papel da presidência brasileira como oportunidade de aproximar a agenda regulatória da região de temas ligados à sustentabilidade e à transição energética.

https://youtube.com/shorts/gMrLeRfcS-k

“O fortalecimento da infraestrutura da qualidade é essencial para impulsionar o comércio justo e sustentável entre os países da América Latina. A presidência brasileira na ALADI reforça o compromisso do Inmetro e do governo brasileiro com o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, afirmou Brito.

O presidente da comissão, Eduardo Gadret, cita que entre as prioridades do grupo está a conclusão, até o fim do ano, de um acordo parcial para o segmento de cosméticos, que deve servir de exemplo para futuras negociações sobre boas práticas regulatórias entre os países-membros.

“O novo mandato buscará ampliar o escopo de trabalho do comitê, com uma agenda de discussões técnicas que promovam a relação da infraestrutura da qualidade com a sustentabilidade e a cooperação entre os países latinoamericanos”, reforça Gadret.

Categoria

Empresa, Indústria e Comércio

Tags: ALADI Comércio exterior Barreiras técnicas Integração regional Inmetro Sustentabilidade Infraestrutura da qualidade COP30 Regulamentação técnica América Latina


Fonte: Portal INMETRO