GREVE - AUDITORES-FISCAIS INTENSIFICAM COM NOVAS CARAVANAS ÀS UNIDADES ADUANEIRAS
Publicado em: | Categoria: ComunicadoLink: Matéria na Íntegra
Auditores intensificam greve com novas caravanas às unidades aduaneiras
A pressão sobre o governo pela negociação da pauta dos Auditores-Fiscais foi intensificada com a realização de mais uma rodada de caravanas, reiniciadas nesta semana, às unidades aduaneiras do país.
Em Roraima, representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM), da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e da Delegacia Sindical local se reuniram, nesta terça-feira (11), em Boa vista, com o governador do estado, Antonio Denarium, que demonstrou solidariedade e apoio ao movimento reivindicatório da categoria.
Os Auditores fizeram uma breve retrospectiva das razões pelas quais a categoria está em greve e falaram dos impactos do movimento grevista para os estados, especialmente sobre o Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios. O Fundo é um mecanismo de equalização das receitas estaduais e conta com a atuação dos Auditores para garantir mais recursos às regiões a partir da base tributária. Os reflexos da greve nas exportações de Roraima à Venezuela, país vizinho e principal parceiro comercial, também foram tratados durante o encontro.
O governador se dispôs a levar as ponderações a outros governadores da região no sentido de buscar apoio para a reivindicação da categoria. Antonio Denarium também se comprometeu a buscar interlocução com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçando a pressão pela negociação e pelo fim da greve.
Participaram da reunião os Auditores-Fiscais Marcus Dantas (coordenador do CNM), Roberto Bueno (membro da Mesa Diretora do CDS), Pérsio Romel (presidente da DS/Poços de Caldas), Roberto Paulo da Silva (delegado da DRF/Roraima), Omar de Souza Rubim Filho (presidente da DS/RR) e André Luiz Spagnuolo Andrade (chefe da Aduana no aeroporto).
Caravanas ao longo da semana
Assim como em Roraima, caravanas ocorrerão esta semana em Santos (12), Uruguaiana e São Borja (12 a 14), Rio Branco e Epitaciolândia (12 e 13), Ponta Porã (12 e 13), Mundo Novo e Guaíra (12 e 13). O objetivo das visitas é realizar reuniões com interlocutores políticos para tratar dos efeitos da greve da categoria, além de reforçar a operação-padrão nessas localidades.
Em Santos, os membro do CNM vão se reunir, quarta-feira (12), na Alfândega, com os Auditores-Fiscais para atualizar os informes da greve e alinhar os próximos passos do movimento. A reunião contará com a presença de Auditores de São Paulo que sairão, às 8h, da sede da DS para o município santista.
Negociação
O movimento grevista completa 105 dias nesta terça (11) e ocorre em razão do descumprimento, por parte do governo federal, do acordo firmado com os Auditores-Fiscais, que previa a negociação de pautas pendentes em um fórum específico junto ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Na segunda (10), o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo encaminhou ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e ao relator do Orçamento 2025 na Comissão Mista de Orçamento, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), solicitando a normalização do funcionamento da Receita Federal e o fim dos prejuízos gerados pela operação-padrão. (veja documento).
Fonte: Sindifisco Nacional