Comunicado: DUIMP - DESCONTINUIDADE DO XML DA DI PARA GERAÇÃO DE NFE
Publicado em: | Categoria: ComunicadoPrezados Clientes,
Informamos que, devido à descontinuidade do uso do XML da DI para as Notas Fiscais de entrada, é essencial que entrem em contato com seus fornecedores de software o mais breve possível. Eles poderão fornecer as soluções atualizadas e garantir a continuidade dos seus processos fiscais sem interrupções.
A transição do sistema de Declaração de Importação (DI) para a Declaração Única de Importação (DUIMP) representa um avanço significativo no processo de modernização do comércio exterior brasileiro. A DUIMP tem como objetivo simplificar os procedimentos de importação, integrando-os em uma plataforma única e mais eficiente. A partir de 1º de outubro de 2024, as operações de importação que atualmente são registradas por meio do sistema Siscomex LI/DI passarão gradualmente para a DUIMP, seguindo um cronograma de desligamento. Esse processo será implementado em etapas, garantindo que todos os modais de transporte, anuentes e fundamentos legais estejam alinhados com o novo sistema até 1º de janeiro de 2026.
Para obter informações detalhadas e atualizações sobre o cronograma de implementação, os interessados devem consultar o site oficial do Siscomex.
Além disso, você pode conferir o cronograma detalhado para entender melhor as fases de transição da DUIMP:
1. Primeira fase (outubro a dezembro de 2024): com foco nas operações do
modal marítimo.
2. Segunda fase (janeiro a junho de 2025): com foco nas operações do
modal aéreo.
3. Terceira fase (julho a dezembro de 2025): com foco nas operações do
modal terrestre.
Link:Cronograma de Desligamento
Cordialmente,
S.Magalhães&Essemaga
Fonte: S.Magalhães&Essemaga