:: S.Magalhães e Essemaga ::

De: Notícias Agrícolas - 10/07/2017


Café: Safras & Mercado estima colheita 2017/18 no Brasil em 50% até 4/07

A colheita de café da safra brasileira 2017/18 foi indicada em 50% até 4 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior os trabalhos estavam em 44%.

 

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2017, de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 25,68 milhões de sacas até o dia 4. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 52%, e na média dos últimos 5 anos para o período em 51%.

 

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os trabalhos de colheita seguem em bom ritmo, em meio a chuvas isoladas e à passagem de uma massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do Brasil. 'A secagem e o beneficiamento continuam em compasso lento, limitando o avanço da disponibilidade física de café no mercado', comenta.

 

A colheita de arábica mantém o ritmo e avança 5 pontos percentuais para alcançar 41% da safra, em linha com igual época do ano passado. Os trabalhos seguem acelerados em comparação à média histórica para o período, que gira em torno de 38% da produção.

 

No conilon, a colheita alcança 82% da safra, o que corresponde a um avanço de 7 pontos percentuais na comparação com a semana passada. Mesmo assim, os trabalhos estão bem atrasados em relação a igual época do ano passado (91%) e também abaixo da média para o período (87%).